Equilibrium Educação e Saude
Você sabe a diferença entre Dificuldade de Aprendizagem e Transtorno de Aprendizagem?
Atualizado: 6 de mar. de 2021

Aprendizagem é um caminho complexo, está diretamente ligado a diversos fatores culturais, sociais, econômicos, cognitivos e emocionais, que podem impactar no desenvolvimento e na construção do conhecimento de cada indivíduo.
Você sabe sabe como diferenciar a Dificuldade do Transtorno de Aprendizagem? Entenda as principais diferenças entre os dois problemas:
Na dificuldade de aprendizagem as causas partem mais de fatores externos como metodologia de ensino inapropriada para o perfil do aluno, conflitos familiares, mudanças frequentes de escola, diferenças socioeconômicas e/ou culturais. Os principais sinais são: dificuldade em assimilar e acompanhar os conteúdos, ficar disperso, desinteresse pelas temáticas trabalhadas. Nestes casos, os obstáculos que geram a dificuldade podem ser resolvidos com a mudanças pontuais na rotina de aprendizagem como: alteração de metodologia de ensino, horário de aula, ambiente de aprendizagem, etc.
No caso de Transtorno de Aprendizagem, embora os fatores externos também participem da defasagem, as causas principais são ancoradas no aspecto biológico, por ser um transtorno do neurodesenvolvimento. É caracterizado por defasagens específicas e pontuais: disfunção neurológica de assimilação de conteúdos referentes à escrita, leitura e capacidades matemáticas. Nestes casos é extremamente necessário o acompanhamento psicopedagógico e psicológico, para indicação de mudanças na abordagem dos conteúdos e métodos de avaliação visando garantir melhor qualidade de absorção do conteúdo e aprendizagem mais eficaz.
O ideal é sempre buscar acompanhamento de profissionais especializados na área para que dificuldade de aprendizagem não seja confundido com um transtorno de aprendizagem O acompanhamento adequado para cada dificuldade específica melhora o desempenho da criança e a qualidade da aprendizagem.